Pessuti mobiliza parlamentares contra multa do governo federal ao Paraná

O governador Orlando Pessuti reuniu nesta segunda-feira (5), no Palácio das Araucárias, a bancada de deputados federais do PMDB paranaense. No encontro os parlamentares garantiram seu apoio ao Governo Estadual na luta contra as retenções que a Secretaria do Tesouro Nacional impõe ao Paraná, devido ao processo de privatização do Banestado.
Nos dias 14 e 15 de abril o governador irá à Brasília para tratar da situação com o presidente Luis Inácio Lula da Silva e os ministros Paulo Bernardo e Guido Mantega. Além deles, Pessuti deve se encontrar com lideranças do Senado Federal, como José Sarney, Romero Jucá, Aloísio Mercadante e Renan Calheiros.
O governo federal aplica uma multa de cerca de R$ 7 milhões ao mês ao Paraná, o que resultou em uma retenção total de mais de R$ 300 milhões, lembrou Pessuti. “É dinheiro do Estado do Paraná que está retido em Brasília”, explicou Pessuti.

Uma possível solução para a multa, contou o deputado federal Rodrigo Rocha Loures, é a votação de uma matéria no Senado Federal. O governador Orlando Pessuti já se reuniu com os senadores Álvaro Dias e Osmar Dias, e também falará com Flávio Arns. “O caminho está construído: é levar a plenário e aprovar a matéria. Agora precisamos construir o apoio político para isso”, afirmou o deputado Rodrigo Rocha Loures, lembrando que, devido ao impasse, o Paraná está impedido de contratar determinados tipo de financiamentos.
Além de Rocha Loures, estiveram presentes no encontro os deputados federais Osmar Serraglio, Reinhold Stephanes e Moacir Micheletto, além do primeiro suplente do partido, André Zacharow. “Todos se colocaram à disposição do Governo do Paraná para trabalhar em favor do Estado, vamos manter um permanente contato com nossos representantes”, disse Pessuti.

Outros assuntos pertinentes ao Estado também foram debatidos, entre eles a liberação de recursos federais, especialmente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e a repartição dos recursos do pré-sal, que será votada ainda neste ano.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: